Casos de PolíciaOperação PolicialPrimeiro Comando da CapitalPrisão

Chefe de favela paulistana dominada pelo PCC é preso em Madureira. Tinha a ajuda do TCP de Camará. VIDEO

Policiais Civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA-RIO -, após intenso trabalho de monitoramento do Setor de Inteligência da especializada, e com o apoio de informações passadas pelo Disque-Denúncia (2253-1177), prenderam na tarde desta quarta-feira (09), em Madureira, Zona Norte do Rio, no momento em que chegava em um estabelecimento comercial do bairro, o criminoso foragido da Justiça do Estado de São Paulo, Ailton Arcanjo Mota, o Tim, de 30 anos. 

Dados de inteligência obtidos pela DPCA informavam que o criminoso, estava foragido há três anos da Justiça, e é um dos principais líderes do tráfico de drogas de uma das mais violentas comunidades de São Paulo dominadas pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), a comunidade do Capão Redondo, localizada na Zona Sul de São Paulo. 

Preso anteriormente em outras duas oportunidades pelos mesmos crimes, “Tim” exerceu diversas funções na estrutura do tráfico, ganhando experiência e adquirindo a confiança das lideranças da organização criminosa, se tornando homem de confiança dos traficantes, Alberto Mota Gonçalves, vulgo “Capão” e Jorge Yuri de Jesus Soares Barbosa, vulgo “Orelha”, os quais teriam participado do Tribunal do Crime da facção, que culminou com a morte de seis pessoas na região do Capão Redondo, em marco de 2019.  

Atualmente, visando facilitar a conexão entre as facções criminosas do Estado do Rio de Janeiro e São Paulo, ele passou a residir na cidade do Rio de Janeiro, sendo recebido e abrigado por traficantes da facção TCP (Terceiro Comando Puro) da Comunidade da Coréia, localizada no Complexo de Favelas de Senador Camará, Zona Oeste do Rio,  onde, além de estreitar os laços e prover a realização de negociações entre as facções, ficava protegido por homens armados que dificultavam as ações policiais que visassem sua captura. Ele foi preso após o monitoramento realizado pela DPCA apontar uma de suas saídas da comunidade, possibilitando sua detenção sem nenhum tipo de confronto armado.  

Contra ele havia um Mandado de Prisão Preventiva Decorrente de Decisão Condenatória, expedido pela 13ª Vara Criminal Central do Estado de São Paulo, Nº do Mandado de Prisão: 0002212-53.2014.8.26.0050.01.0001-18, pelo crime de Tráfico de Drogas. 

O criminoso foi levado para especializada, onde foram cumpridas as formalidades legais, e também cumprido o mandado de prisão. O preso será encaminhado ao sistema prisional onde ficará custodiado à disposição da Justiça. 

Disque Denúncia recebe informações sobre a localização de foragidos da Justiça, nos seguintes canais de atendimento:

Zap do Portal dos Procurados: (21) 98849-6099
(21) 2253 1177 ou 0300-253-1177
APP “Disque Denúncia RJ”
Facebook/(inbox): https://www.facebook.com/procuradosrj/,
https://twitter.com/PProcurados (mensagens).
Site Portal dos Procurados – em Denuncie – (procurados.org.br/contato).

Em todas as plataformas digitais, o Anonimato é Garantido.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo