Casos de PolíciaDenunciainvestigaçãoPMRJ

PM concluiu que policiais desviaram munições da corporação para a maior milícia do RJ mas não identificou nenhum agente suspeito

A Polícia Militar concluiu que agentes teriam desviado munições da corporação para a maior milícia do Estado do Rio de Janeiro  mas não conseguiu identificar nenhum dos PMs suspeitos.

O inquérito foi aberto em 2015 quando da prisão de um miliciano na na Rua Caminho das Três Pontes, Paciência/RJ durante uma operação da DH/PCERJ, sendo encontrado em sua posse armas e munições de diversos calibres e lotes.

Dentre tais munições, ficou comprovado que elas faziam parte dos lotes AKA39, marca CBC – calibre 7,62mm, AYB28, marca CBC –calibre .40, AYE24, marca CBC – calibre .40 e AYE13, marca CBC – calibre .40, que foram distribuídas à corporação.

De modo a identificar e rastrear possíveis desvios e/ou extravios das munições, as quais foram encaminhadas à PMERJ nos anos de 2012 e 2014,foram oficiadas todas as unidades que receberam tais provimentos.


Com o objetivo de aprofundar as investigações, os autos foram restituídos a um encarregado para que realizasse diligências imprescindíveis para a elucidação dos fatos.


Seguindo as investigações, os chefes das Reservas de Material Bélico das unidades que receberam tais lotes foram instados para que informassem sobre a possível existência de extravios.

 
Todavia, informaram através do Sistema Eletrônico de Informações a ausência de desvio de munições, que receberam os lotes e que tais munições foram utilizadas e/ou devidamente eliminadas, conforme Relatório de Entrada e Saída de Material, Guias de Recolhimento e Remessa, cópia do livro da RUMB e Controle de Consumo de Munição Letal, acostados ao SEI n.o 350059/008202/2020.

A PM concluiu pelaa existência de indícios de cometimento de infração penal militar de autoria ignorada e não haver, até o presente momento, aspecto disciplinar a ser apreciado;


Os autos foram remetidos à Promotoria de Justiça junto à Auditoria Militar

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo