Casos de PolíciaComando VermelhoDenunciainvestigação

Rabicó manda cortar luz de morador do Salgueiro (CV) que não assinar tv a cabo e internet do tráfico. Confira dossiê da quadrilha

Um relatório preparado pelo setor de análise do Disque Denúncia aponta que traficantes do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, obrigam os moradores da localidade a adquirirem os serviços de internet, tv clandestina, botijões de gás e galões de água.


Os bandidos ameaçam cortar a energia elétrica dos moradores caso os mesmos não utilizem os serviços oferecidos por eles. 


Os criminosos mandaram instalar em alguns logradouros localizados no Complexo do Salgueiro, barricadas para dificultar e até mesmo impedir o acesso de veículos. São entulhos, ferros encravados no asfalto, sofá, pedras, qualquer tipo de objeto é usado.

Algumas informações citam a participação de traficantes em roubos de cargas que acontecem na região. As mercadorias são levadas para o complexo e lá divididas; Há relatos em que os traficantes do Complexo do Salgueiro realizam arrastões no bairro de Itaúna e adjacências.


Desde o início do ano corrente, a Central Disque Denúncia já registrou 74 denúncias sobre traficantes de drogas que atuam no Complexo do Salgueiro. 


A comunidade está sob o domínio da facção criminosa Comando Vermelho que tem como chefe o traficante Antônio Ilário Ferreira” Vulgo “Rabicó” que é considerado um dos criminosos mais perigosos de São Gonçalo. 


Rabicó cumpria pena numa unidade prisional de segurança máxima, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi beneficiado pela Justiça e solto no ano de 2019 através de uma decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu liminar, permitindo que ele aguardasse em liberdade o pedido de recurso diante do processo que o mantinha preso. 
Ele ficou preso mais de 11 anos e tem condenação em três processos por tráfico. Em nenhuma delas, no entanto, a sentença de condenação é definitiva. 


O traficante de nome Ricardo Severo, conhecido como Faustão que é homem de confiança de Rabicó, chefia a localidade de Itaoca, no Complexo do Salgueiro. 

Faustão é oriundo da Vila do Cruzeiro, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Ele está foragido da Justiça desde 2015, quando passou a cumprir pena em regime semiaberto no Instituto Penal Edgard Costa, em Niterói, e não retornou à unidade  

Entre os principais aliados de Rabicó estão Alessandro Luiz Vieira Moura, conhecido como ‘Vinte Anos’, e Rayane Nazareth Cardozo da Silveira, a ‘Hello Kitty’ que se dividem as atividades entre as comunidades da Nova Grécia e o Complexo do Salgueiro.


 Hello Kitty  estaria presente em quase todas as invasões articuladas pelo seu chefe. 


Vinte Anos ascendeu à liderança da Nova Grécia no início da década de 2000, até ser preso, por policiais do 7ºBPM, em 2008. Após cumprir parte da pena, conseguiu a progressão para o regime semi-aberto, do Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, mas não voltou ao sistema, desde dezembro de 2017. 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo