apreensãoCasos de PolíciaOperação Policial

REGALIAS NA CADEIA: SEAP acha quatro televisões e vários celulares em presídio de Bangu

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizaram operação de fiscalização e revista na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza (SEAPJF), no Complexo de Gericinó, ontem (28 de maio de 2022).

A ação culminou na apreensão de 17 (dezessete) celulares, 04 (quatro) roteadores, 02 (dois) pen drives e 04 (quatro) televisões com acesso à rede Wi-Fi, além da quantia de R$ 12.307 (doze mil e trezentos e sete reais).


A operação foi possível graças ao trabalho conjunto realizado entre os órgãos de inteligência das instituições envolvidas (Subsecretarias de Inteligência e Operacional e Corregedoria da Seap e a Coordenação de Segurança e Inteligência do MPRJ).

Foram mobilizados 30 policiais da Seap na ação, que contou também com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público (CSI/MPRJ). A cadela Atena, do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Seap, foi usada na revista. A corregedora da Seap, Roseli Félix, acompanhou o trabalho.


O material apreendido foi encaminhado, a pedido do MPRJ, para a sede da DRACO (Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais), na Cidade da Polícia, para o devido registro de ocorrência e posterior investigação judiciária.


A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, ressaltou que “a operação foi a primeira da atual gestão com total interação das centrais de inteligência (CSI e Sispen) e de forma inédita com a participação da corregedoria da Seap”.

A secretária disse ainda que cumpre a determinação do Governador Cláudio Castro de acabar com as irregularidades no Sistema Penitenciário e que novas ações estão sendo planejadas. Maria Rosa Lo Duca Nebel, primeira mulher a assumir o cargo de Secretária de Administração Penitenciária, é policial penal de carreira há 28 anos, bacharel em Ciências Jurídicas e pós-graduada em Gestão de Projetos na Escola Superior Cândido Mendes.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo