Casos de Polícia

Saiba como se proteger das correntes de WhatsApp com vagas de emprego falsas

Os cibercriminosos estão se aproveitando da ânsia dos brasileiros na busca por trabalho para aplicarem novos golpes.

Agora, uma nova corrente divulgando falsas ofertas de emprego está circulando pelo WhatsApp fazendo com que as pessoas financiem o grupo hacker — mesmo que indiretamente.

Não, a mensagem contendo o link não permite roubo de dados bancários e nem contém arquivos maliciosos capazes de configurar um ataque ransomware — quando o dispositivo é infectado e os criminosos cobram uma recompensa como resgate.

Foto: Reprodução

O problema é que, ao clicar no link da mensagem, o indivíduo é direcionado para uma página falsa, contendo diversos links agregados, cujo principal objetivo é gerar tráfego (“views”).

– Os hackers se aproveitam de fatos que geram ansiedade na população [como, no caso, o desemprego] e tentam ganhar dinheiro em cima disso. Embora pareça uma ação ‘inocente’, pois este golpe não traz nenhum dano ou prejuízo ao internauta, esse tipo de esquema ajuda a monetizar o cibercrime e financiá-los para atividades maiores e mais perigosas, afirmou Fabio Marenghi, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo