Diversos

Terapia se mostra eficiente no tratamento da insônia

Um estudo canadense mostra que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) não só é uma forma eficaz de tratar a insônia crônica como tem sido menosprezada por muitos profissionais da saúde.

Segundo os autores da pesquisa, publicada na revista “British Journal of General Practice” e abordada pelo jornal “The Guardian”, médicos revelam conhecimento limitado sobre o potencial da TCC nesses casos, e com isso os pacientes não têm acesso ao tratamento.

Quem sofre de insônia crônica tem dificuldade para cair no sono ou permanecer dormindo pelo menos três noites por semana durante três meses ou mais.

O distúrbio, que afeta entre 10% e 15% dos adultos, está ligado a problemas de saúde, incluindo depressão, bem como dificuldades na condução do dia a dia.

Essas mudanças incluem ficar longe da cama quando acordado, tomar atitudes desafiadoras sobre a perda de sono e restringir o número de horas passadas na cama.

Em quatro estudos, os cientistas descobriram que os participantes adormeciam em média entre 9 e 30 minutos mais cedo depois de completar um curso de TCC de quatro a oito sessões para insônia.

Já quem estava em uma lista de espera, ou que recebeu o tratamento habitual, só teve uma melhora de até 4 minutos no tempo despendido para cair no sono e de até 8 minutos no tempo gasto acordado depois de ir dormir.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo