Emprego

Número de desempregados bate recorde no RJ, diz IBGE

O desemprego no Rio de Janeiro atingiu 1,358 milhão de pessoas no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São quase 900 mil desempregados a mais do que registrado no 4º trimestre de 2014, quando o estado vivia o pleno emprego, com 462 mil desocupados, o menor número de toda a série histórica do levantamento.

De acordo com Cimar Azeredo, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, o RJ teve um crescimento no desemprego de 194% desde o ano de 2014.

Os setores que mais perderam espaço em postos de trabalho são as áreas da indústria e construção civil.

Vendo uns doces, vendo umas vassouras para manter a minha família, eu tenho filho, pago pensão alimentícia e estou me virando na crise que estamos vivendo”, explicou enquanto aguardava uma oportunidade na fila de emprego.

Giovana Souza, que também esperava, tem 22 anos e está na faixa de idade mais atingida pelo desemprego no país e busca uma vaga para ajudar no sustento do filho, de quem cuida sozinha.

As amigas Jéssica Ribeiro e Dayana Oliveira, que também têm filhos, chegaram ao Maracanã às 3h da madrugada de terça (7), para chegar cedo em uma seleção de vagas para uma farmácia, que acabou não acontecendo.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo