Notícias

Aposentadorias por invalidez disparam 70% no 1º trimestre

Dados disponibilizados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) apontam que foram disponibilizados 81.610 benefícios por incapacitação entre janeiro e março, quantidade 70% maior em relação aos 47.849 liberados no mesmo período do ano passado.

alta significativa no número de aposentadorias por invalidez ocorre ao mesmo tempo em que a proposta de reforma da Previdência propõe alterações aos que receberem os benefícios, caso o texto seja aprovado na íntegra.

“[A reforma determina que], caso o profissional tenha uma doença ou acidente de trabalho, ele não recebe mais 100% do valor de uma aposentadoria a que ele teria jus caso aguardasse pelo tempo de contribuição e vai ter um redutor bastante significativo”, explica o professor de direito previdenciário Rafael Dantas.

“A reforma faz com que algumas pessoas que até tinham a possibilidade de buscar pelos benefícios por idade, tempo de contribuição ou tinha um grau de deficiência que as permitia continuar trabalhando corressem atrás para se aposentar pelas regras atuais”, avalia Bórsio.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo