Notícias

Fiocruz lança ‘WikiFavelas’, o Dicionário de Favelas Marielle Franco

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lança nesta terça-feira (16) o “WikiFavelas”, o Dicionário de Favelas Marielle Franco.

Segundo a coordenadora do projeto, a cientista política Sônia Fleury, a ação surgiu ao perceber as dificuldades de agregar informações sobre favelas, que se estendiam por diversas plataformas acadêmicas (antropologia, sociologia, políticas públicas, urbanismo e etc.).

Longe do objetivo de contribuir para o resgate da memória das favelas e da cidade do Rio, o dicionário online também é um espaço virtual para reunir conhecimento sobre essas áreas de forma interinstitucional.

Atualmente, estão cadastrados 272 verbetes no dicionário, que já conta com 71 colaboradores de várias favelas no Rio de Janeiro. A tendência, de acordo com os organizadores, é desenvolver ainda mais o número de colaboradores. Os verbetes inseridos na plataforma são os mais variados: é possível saber um pouco da história dos bailes funk, no verbete ‘baile funk’, ou saber o significado das AEIS – ‘Área Especial de Interesse Social’, ‘Carnaval de rua na Maré’, ‘Guerra ao crime organizado? Favelas e intervenção militar’, ‘Projeto Vamos Desenrolar: Produção de Conhecimento e Memórias’, entre outros

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo